terça-feira, 13 de abril de 2010

Hip Hop no Brasil

No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão.

A influência de grupos norte-americanos como NWA e Public Enemy, filmes de Spike Lee como Faça a Coisa Certa e Malcom X influenciavam os rappers brasileiros quanto ao movimento.
Por outro lado, no Rio de Janeiro, o Miami bass acabou por dominar o Rap carioca, com suas batidas quebradas e versos curtos, geralmente com referências sexuais. Alguns miamis cariocas possuem letras que refletem sobre a pobreza, enquanto outras falam da vida bandida dos soldados e traficantes dos morros. Chamado de funk carioca, o Miami bass do Rio de música marginal virou produto da mídia, invadindo as boates da elite carioca. Posteriormente alguns rappers, como MV Bill, desenvolveram também o Rap consciente no Rio de Janeiro.


Esse clipe do Marcelo D2 apresenta vários aspectos do Hip-Hop, como as rimas, versos falados, os grafittis, e ele menciona Bambata, os tags (ver dicionário, último post)... Isso sim é um Hip-Hop consciente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário