sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dicionário do Hip-Hop

Esclarecimento e compreenção de termos utilizados pelos jovens ligados a esse movimento.

B-Boys - dedicam-se ao a pratica do breakdance, dançam.

BeatBox - praticado pelos Beatboxers, consiste em fazer um beat utilizando somente a boca.

Acima, um vídeo que apresenta um beatbox perfeito, apesar de o beatboxer não ter quase nenhuma influencia do Hip-Hop.


Bite - Imitar o estilo de desenho de outro graffiter ou imitar letras de músicas ou formas de cantar.

Bombing - Graffitis que se realizam rapidamente, sendo normalmente pouco adornados e com letras menos elaboradas do que as de um color piece.

Color Piece - Graffiti a cores cujo trabalho é bastante cuidado, onde normalmente existem fundos trabalhos e letras bastante elaboradas.

Cross - Resultado do ato de pintar algo(traço, assinatura ou desenho) sobre trabalho alheio.

DJ - Disc-Jóquei. Discotecário é quem comanda o som e o baile. É o DJ o responsável pela seleção musical e a escolha do que se vai ouvir durante a festa. Um DJ que se presa tem que estar em sintonia com o meio musical, conhecer lançamentos, pesquisar a história do Hip Hop para poder apresentar as novas e/ou antigas tendências musicais.

Fake - Falso, mentiroso, fraco.

Flow - Parte vocal da musica rap, pode ser rápido ou lento. Com ou sem quebras de ritmo. Diz-se um bom flow aquele que rima sem "desafinar" com um ritmo agradável e que consegue nos prender ao som. Muitas vezes um mau flow estraga uma boa letra e um bom flow disfarça uma letra pior.

Freestyle - O Freestyle é um som, sem refrão, e sem tema especifico. Num Freestyle pode-se saltar de temas (claro, sem exagero) e não tem que ser improvisado.

G-Spot - Local onde os writters se costumam encontrar.

Gostwritter - Escritor fantasma, é aquele que escreve letras que serão interpretadas por outros.

Grafite - Popularmente escrito como graffiti. São desenhos coloridos que expressam uma gama infinita de estilos e expressões que vão desde o abstrato, o concreto, o expressionista, o surrealista, entre outros. É uma forma de expressão artística onde os writters colocam sua forma de ver o mundo, contendo vários sinais que vão desde o simples delimitar territórios até a expressão mais crítica do sócio-econômico-cultural-político de nossa sociedade.

O vídeo acima mostra diversos graffitis e writters nas ruas de Nova York.


Groupie - São mulheres fãs dos rappers somente por interesse, em geral, econômico.

Hot Spots - lugares mais arriscados para grafitar.

Improviso - no hip hop o improviso é algo que sai no momento, ou seja, que não é decorado. Usado (ou deveria ser) em battles. Também usado como demonstrações de skill e afins.

Jam - Encontro de writters onde estes mostram os seus skills, cobrindo várias superfícies com as pinturas, por vezes em ambiente de competição direta, e onde é vulgar decorrerem simultaneamente atividades relacionadas com as restantes componentes do hip hop.

King - Graffiter experiente, com muita técnica e bastantes trabalhos realizados. O contrário de toy.

MC - Podem ser Master of Ceremony ou Mistress of Ceremony, que foi inicialmente inventado pelo Rapper Melle Mel, que foi a primeira pessoa a intitular-se um MC. Mas depois foram inventados outros significados, como Microphone Commander, Music Commentator, Mic Checka, Microphone Controller. E ainda houve outro significado para MC, este dado pelo Rakim, que um MC era um que Moves the Crowd.

Phat - Sujeito phat - Sujeito com qualidade. Vem do inglês Fat, Gordo em português. Uma pessoa gorda abrange mais espaço e é mais atingido pelo que o rodeia absorvendo assim mais cultura.

Rap - Iniciais de Rhythm and Poetry. Para os admiradores do Funk o Rap é ritmo e poesia (e também denúncia), enquanto que, para os admiradores do Hip Hop, é: ritmo, atitude e protesto. O Rap é um tipo de música falada e ritmada, geralmente acompanhada pela bateria eletrônica, sintetizadores, pelos samplers controlados pelo DJs. A diferença entre o Hip Hop e o Rap está no conteúdo da música e no tipo de base utilizada.

Roof Top - Pintura realizada numa zona significativamente alta de um edifício.

Scratch - O Scratch acontece e assim é chamado, quando se destaca determinada parte musical de uma canção dentro de um disco dando ênfase à mesma; também quando acontece quando se movimenta o disco no sentido anti-horário durante a música, produzindo assim um ruído arranhado.

Sell Out - Termo que identifica a atividade do graffiter, quando este trabalho a troco de dinheiro ou latas de tinta.

Skill – Habilidade.

Tag - assinatura do writter (graffiter).

Toy - writter em iniciação de "carreira".

Underground - Debaixo do chão, é aquele que cria sem o intuito de ser famoso, apenas para passar a mensagem e faz porque gosta de fazer.

Wack - Sujeito de hip hop com mentalidade fraca, normalmente são wacks os recém-chegados.

Wanna Be - Querer ser, desejar ser algo que não é, mas julga ser. Por exemplo: auto-intitular-se raper quando não consegue fazer sons com o mínimo de qualidade.

Writters - Elementos do Hip-hop que se dedicam à arte de pintar paredes.

YO! - Grito de exaltação. Muito utilizado para animar o público em shows e festas.

3 comentários: